Sim, existe relação entre câncer e doença reumática, sendo importante estar atento aos sintomas e realizar os rastreamentos necessários.
Para se ter uma ideia, até 10% dos pacientes com câncer podem manifestar sintomas que parecem ser de uma doença reumatológica. São as chamadas síndromes paraneoplásicas.
Reconhecê-las pode ser uma forma de diagnosticar precocemente o câncer.
Algumas doenças reumatológicas também aumentam o risco de determinados tipos de câncer como, por exemplo, a relação bem estabelecida entre linfoma e síndrome de sjogren.
O mieloma múltiplo é o câncer com maior envolvimento esquelético podendo causar destruição progressiva do osso e fraturas.
Atualmente, tratamentos modernos e extremamente eficazes para vários tipos de câncer, chamados de inibidores de checkpoint, podem estar associados a manifestações articulares como inflamação das articulações e do músculo.
Vale destacar também que o tratamento para câncer de mama com inibidores de aromatase ( ex: anastrozol) pode causar perda de massa óssea, dor muscular e articular, que são sintomas de várias doenças reumatológicas.
Fique atento aos sintomas e converse com o seu reumatologista.
Dra Jamille Godoy
Reumatologista (RQE 20299 )
(43) 99115-2420
Londrina (PR)
#reumatologistalondrina #reumatolondrina #reumatologia #doencareumatologica #drajamillegodoy



